segunda-feira, 18 de junho de 2007

MERCADO EM CONCORRÊNCIA PERFEITA

O que é um mercado em concorrência perfeita e quais as hipóteses que o fundamentam?

A concorrência perfeita é um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas), onde uma só empresa isoladamente não tem poder para influenciar os níveis de oferta (produção) do mercado, e conseqüentemente, o preço de equilíbrio. É um mercado “atomizado”, composto por um número expressivo de empresas, como se fossem átomos. Nesse mercado devem prevalecer as seguintes premissas:

  • Os produtos são homogêneos, isto é, são substitutos perfeitos entre si; dessa forma não pode haver preços diferentes no mercado. Os compradores são indiferentes em relação as firmas (vendedores) no momento de adquirir o produto;
  • Transparência de mercado, ou seja, existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto. Assim, nenhum vendedor colocará seu produto no mercado por um preço inferior ao do concorrente; da mesma forma, os consumidores não estariam dispostos a pagar um preço superior ao vigente.

  • Livre mobilidade. A entrada e saída de firmas no mercado são totalmente livres, não havendo barreiras legais e econômicas. Isso permite que firmas menos eficientes saiam do mercado e que nele ingressem firmas mais eficientes.
Hipótese:
com o preço dado pelo mercado, as empresas em concorrência perfeita são forçadas à serem mais eficientes (= tecnologia), o que, em tese, ampliaria a eficiência geral da economia.
Qual o posicionamento de uma firma individual neste tipo de estrutura com relação a determinação de preços e produção?
As empresas individuais tomam as condições dadas dos mercados. Elas só decidem o nível de produção, em função dos custos de produção (que são crescentes e determinam a curva de oferta). Se o preço de mercado cai e seus custos não caem, ela pode ser expulsa do mercado.

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